Mitologia Grega - Conceito
O conjunto de lendas da mitologia grega compreende diversas gerações e genealogias de deuses, perfazendo um longo e variado período. São histórias de deuses, semideuses e outros seres sobrenaturais estudadas até hoje, cujas personagens são seres poderosos, belos e semelhantes aos humanos na aparência física, porem imunes ao tempo e à maior parte das doenças.
Os gregos acreditavam, portanto, que cada aspecto da vida podia ser associado a um deus ou uma deusa. Por exemplo, na mitologia grega, Cronos é o deus do tempo e Afrodite, a deusa do amor. Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses que regiam as diferentes forças da natureza. Os deuses gregos, nos quais acreditavam, possuíam características e sentimentos humanos, mas se diferenciavam pela imortalidade.
Nesse sentido, pode-se afirmar que, na religião grega, imperava não apenas o politeísmo, mas também a antropomorfismo, que é uma forma de pensamento que designa características e/ou aspectos humanos a deuses mitológicos.
Mitologia Grega Aplicada nos filmes
Imortais *filme*
Sinopse: O Rei Hipérion declarou guerra contra todo o mundo grego e, para reforçar seu exército, ele tentará libertar os Titãs presos por Zeus no Monte Tártaro. A fim de detê-lo, Zeus escolhe Teseu, um mortal que, com a ajuda de uma bela sacerdotisa, comandará o exército grego nessa batalha épica.
POSEIDON
Apesar de hoje considerarmos mitologia, para os gregos antigos tratava-se de sua religião e era como tal encarada, fazendo parte de seu cotidiano e presente na vida das pessoas, das mais humildes às mais ricas.
Nos filme de Percy Jackson, Poseidon: Pai de Percy Jackson e Tyson, domina os mares, controla os terremotos e foi o deus que criou os cavalos.
Poseidon: deus dos oceanos e mares.
Quadrinhos
Zeus
HADES
Os gregos antigos acreditavam que o céu (deus Urano) e a Terra (deusa Gaia) foram os pais dos primeiros deuses, chamados de titãs.
Deles, também nasceram os ciclopes, que eram deuses gigantes com um só olho na testa.
Segundo as lendas da mitologia grega, no princípio, havia somente o grande Caos, até que foram formados os titãs. Eles eram liderados por Cronos, o deus do tempo. Conforme a lenda, esses deuses antigos eram gigantescos, possuíam força extrema.
Os deuses mais conhecidos são os que, segundo a mitologia, moravam no Monte Olimpo e que, sob a liderança de Zeus, se rebelaram contra os deuses antigos na busca de poder.
Zeus era filho de Cronos e chefiou a rebelião da nova geração. Tornou-se o mais poderoso deles. Era considerado o pai de todos os outros deuses e dos homens. É o deus da ordem e da razão. De acordo com a mitologia, Zeus dividiu o Universo com seus irmão: Poseidon recebeu os oceanos e Hades, o mundo subterrâneo.
Zeus casou-se com Hera, que também era filha de Cronos e, portanto, sua irmã.
Hera era considerada a deusa protetora das mulheres, da fertilidade, do matrimônio e dos costumes. Ela era traída por Zeus, o que a tornava ciumenta e rancorosa.
Apesar de casado com Hera, Zeus realizou muitas conquistas amorosas e tornou-se pai de muitos outros deuses e deusas, semideuses, ninfas, heróis e reis.
Conheça a classificação de alguns dos seres sobrenaturais na mitologia grega:
Deuses e deusas: Seres Supremos.
Heróis ou semideuses: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos.
Ninfas: seres femininos que habitavam campos e bosques.
Sátiros: seres com corpo de homem, chifres e patas de bode.
Centauros: seres com cabeça humana e corpo de cavalo.
Sereias: mulheres metade humanas, metade peixes.
Górgonas: seres femininos com cabelos de serpentes.
Os doze principais deuses do Olimpo
Existem doze deuses olímpicos principais. Segundo a mitologia, eles habitavam belos e enormes palácios no topo do Monte Olimpo, uma montanha grega que se acreditava atingir o céu.
Os dois primeiros deuses nessa hierarquia são Zeus e Hera. Abaixo deles estão:
Zeus e Hera
Hades: deus do mundo subterrâneo dos mortos
Busto de Hades, uma cópia romana feita a partir de um original grego do século V
Atena: deusa da guerra e da sabedoria
Apolo: deus do Sol, das artes e das profecias.
Apolo e Diana, em afresco de Giovanni Battista (1757)
Artêmis: deusa da Lua e da caça. Para os romanos, Artêmis é conhecida por Diana.
Diana caçando, obra de Guillaume Seignac.
Afrodite: deusa do amor e da beleza.
Os romanos a identificavam como Vênus
O nascimento de Vênus, quadro de Sandro Botticelli
Hefesto ou Hefaísto: deus do fogo e da metarlugia.
Hefesto, em pintura de Andrea Mantegna (1497).
Hermes: deus mensageiro, guia dos viajantes.
Hermes, em óleo de Hendrick Goltzius (1611)
Dionísio: deus do teatro, do vinho e das festas
Dionísio, em pintura de Dosso Dossi (1524).
Um outro lado.... De acordo com a mitologia nórdica no início de tudo existia apenas Musphelhein (reino do fogo) e Niflhein (reino das névoas) e entre os dois existia um grando vazio chamado Ginungagap, um dia a névoa e o fogo se encontraram em Ginungagap e formaram um enorme cubo de gelo, que ia derrentendo aos poucos devido ao fogo de Musphelhein, das gotas do gelo durgiu o primeiro ser um gigante chamado Ymir, Ymir hibernou durante muitas eras, do seu suor nasceu os gigantes e demonios, depois de um tempo surgiu do gelo uma giganta em forma de vaca chamada Audumbla de suas tetas surgiram quatro rios imensos feitos de leite, Ymir começou a se alimentar deste leite.
Audumbla um dia lambeu o gelo e como o gelo era mágico, da lambida de Audumbla nasceu o primeiro deus chamado Buro, Buro deu origem a Borr que foi o primeiro dos Aesir, Borr por sua vez foi pai de Odin, Ve e Vili, esses três deuses resolveram matar Ymir e do corpo do monstro criaram o mundo, os ossos viraram as montanhas e o cérebro as nuvens.
Os primeiros seres humanos foram feitos de madeira e ganharam vida graças a Odin e receberam o nome de Ask e Embla, mas Odin achou que faltava algo nos humanos, seu irmão Ve resolveu contribuir e deu o dom da fala e da palavra, Vili também quis contribuir e deu o dom das emoções e do pensamento.
A lua e o sol surgiram como filhos do gigante Mundilfari com a giganta Glen, eles eram irmãos gemeos, o sol era a deusa Sigel e a lua era o deus Mani.
Não se sabe de onde veio a imensa árvore de Yggdrasil é arvore que sustenta os nove mundos um deles que se encontra no solo da árvore é Midgard a terra dos homens.
0 comments:
Postar um comentário